data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Associação Colibri (Divulgação)
Antes da pandemia, entidade realizava oficinas terapêuticas. Hoje, profissionais estão atendendo à distância ou realizando visitas domiciliares
A Associação Colibri, que oferece atendimento especializado a cerca de 60 adultos e idosos com deficiência e suas famílias em Santa Maria, está promovendo uma vaquinha online para arrecadar recursos para manter a equipe técnica da instituição. Parte dos recursos costumam chegar por meio do Fundo Nacional de Assistência Social, mas o valor não é suficiente para suprir as despesas fixas com recursos humanos. Com o cancelamento dos eventos como medida para evitar aglomerações em função da pandemia da Covi-19, a instituição tem enfrentado ainda mais dificuldade para manter as contas no azul.
Agências da Caixa abrem duas horas mais cedo a partir desta segunda-feira
Conforme a terapeuta ocupacional da instituição, Micheli Bamberg, antes da Covid-19, eram realizados jantares baile, rifas, venda de artesanato, entre outras ações para arrecadar fundos. Sem essa possibilidade, a instituição já chegou até a considerar a dispensa de profissionais. A equipe é formada por uma assistente social, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional, além de quatro educadores sociais.
A associação atende o público em vulnerabilidade social. Por conta da pandemia, estão suspensas as oficinas, mas os profissionais continuam oferecendo atendimentos a distância. Os acolhimentos são realizados por telefone ou com o envio de atividades pela internet. Ainda são feitas visitas domiciliares, algumas a pedido do Ministério Público, que acompanha casos de negligência, violência, entre outros.
A meta é arrecadar R$ 5 mil. Até o momento, a vaquinha tem 13 apoiadores e um total de R$ 710. Para ajudar, basta acessar o site e escolher a opção de doação por boleto bancário ou cartão de crédito.